Utilíssimo, pelo menos eu achei
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01. Neste tutorial iremos usar uma foto que foi batida contra a luz e
por isso acabou deixando a foto da pessoa que aparece nela totalmente
sombreada, isto acontece porque a luz que vem do 2° plano é mais forte
do que a luz do 1° plano resultando no que vemos logo abaixo.
02. Depois de aberta a foto pressione Ctrl+J para duplicar a layer e vá em Image> Adjustments> Shadow/Highlight, a caixa de Shadow/Highlight irá aparecer como na foto abaixo, para ver todos os comandos disponíveis clique em Show More Options.
Explicando o filtro Shadow/Highlight.Tonal WidthControla o intervalo de tons nas sombras ou nos realces modificados.
Valores mais baixos limitam os ajustes apenas às regiões mais escuras
para a correção de sombra e apenas às regiões mais claras para a
correção de realce. Valores mais altos aumentam o intervalo de tons que
serão mais ajustados nos tons médios. Por exemplo, a 100%, o controle
deslizante de largura de tons (Tonal Width) de sombra afeta mais as
sombras, e os tons médios são parcialmente afetados, mas os realces
mais brilhantes não são afetados. A largura de tons varia de imagem
para imagem. Se um valor for muito grande poderá introduzir halos em
torno de arestas muito escuras ou muito claras. As configurações padrão
tentam reduzir esses artefatos. Os halos podem ocorrer também quando os
valores de Intensidade de Sombra ou Realce são muito altos.
A
largura de tons (Tonal Width) é definida como 50%, por padrão. Se achar
que está tentando clarear um objeto escuro, mas os tons médios ou as
regiões mais claras estão ficando muito diferentes, tente reduzir a
Largura de Tons(Tonal Width) de Sombra até zero, para que somente as
regiões mais escuras sejam clareadas. No entanto, se for necessário
clarear os tons médios e as sombras, aumente a Largura de Tons (Tonal
Width) de Sombra em torno de 100%.
Radius Controla o
tamanho da área adjacente local em torno de cada pixel. Pixels
adjacentes são usados para determinar se um pixel é nas sombras ou nos
realces. Mover o controle deslizante para a esquerda especifica uma
área menor, enquanto movê-lo para a direita especifica uma área maior.
O tamanho ideal da área adjacente local depende da imagem. Convém fazer
testes com o ajuste. Se o raio for muito amplo, o ajuste tenderá a
clarear (ou escurecer) a imagem inteira em vez de clarear apenas o
objeto. Convém definir o raio para que ele corresponda aproximadamente
ao tamanho dos objetos de interesse na imagem. Faça testes com
configurações de Raio diferentes para obter o melhor equilíbrio entre o
contraste do objeto e a claridade (ou escurecimento) diferencial desse
objeto em comparação ao plano de fundo.
Color CorrectionPermite ajustar as cores em regiões da imagem que foram alteradas. Esse
ajuste está disponível apenas em imagens coloridas. Por exemplo,
aumentando a configuração do controle deslizante Intensidade de Sombra
(Amount), você ressalta cores que eram escuras na imagem original. É
possível fazer com que essas cores fiquem mais ou menos vivas. Ajuste o
controle deslizante de Correção de Cores (Color Correction) para obter
os melhores resultados. Em geral, o aumento dos valores tende a
produzir cores mais saturadas, e a diminuição dos valores produz cores
menos saturadas.
Nota: o controle deslizante de Correção de Cores
(Color Correction) afeta apenas partes alteradas da imagem, portanto, a
intensidade de variação da cor depende da quantidade aplicada de sombra
ou realce. Quanto maior a correção nas sombras e nos realces, maior
será o intervalo de correção de cores disponível. O controle deslizante
de Correção de Cores (Color Correction) exerce um controle sutil sobre
as cores escurecidas ou clareadas na imagem. Se quiser alterar a
saturação ou os matizes de cor sobre toda a imagem, utilize o comando
Matiz/Saturação (Hue/Saturation) depois de aplicar o comando
Sombra/Realce (Shadow/Highlight).
Brightness Ajusta o
brilho de uma imagem em tons de cinza. Esse ajuste está disponível
apenas para imagens em tons de cinza. Mover o controle deslizante de
Brilho para a esquerda escurece uma imagem em tons de cinza, enquanto
movê-lo para a direita clareia essa imagem.
Midtone ContrastAjusta o contraste nos tons médios. Mova o controle deslizante para a
esquerda para reduzir o contraste e para a direita para aumentá-lo.
Também é possível digitar um valor na caixa de texto Contraste de Tons
Médios (Midtone Contrast). Um valor negativo reduz o contraste,
enquanto um valor positivo o aumenta. O aumento do contraste de tons
médios produz maior contraste nos tons médios e, ao mesmo tempo, tende
a escurecer as sombras e a clarear os realces.
Black Clip And White ClipEspecificam a quantidade das sombras e dos realces que será cortada
para as novas cores de sombra (nível 0) e de realce (nível 255) nas
extremidades da imagem. Valores mais altos geram uma imagem com maior
contraste. Cuidado para não definir valores de corte muito altos, pois
isso reduziria detalhes nas sombras ou realces (os valores de
intensidade são cortados e aplicados como preto puro ou branco puro).
03.
Ao abrir a caixa de Shadow/Highlight você já irá notar uma diferença em
sua imagem, porém para um resultado melhor você precisará mexer em
ajustes mais específicos, dentro da caixa de Shadow/Highlights a
primeira parte especificada como Shadows irá controlar toda a parte de
Sombras enquanto a parte Highlights oferece controles sobre as áreas de
alta luminosidade da imagem, para a imagem usada neste tutorial
pequenos ajustes já fizeram uma grande diferença como podem ser notadas
abaixo.
A imagem ao final ficará assim.